sexta-feira, 4 de março de 2016

HISTORIA DE UMA ALMA (HISTOIRE D’UNE AME)




Em história de uma alma constam as reminiscências de Teresa de Lisieux (Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face) contada através de três cartas (manuscritos) direcionadas as suas duas irmãs, respectivamente, Paulina (Madre Inês de Jesus), Maria (Irmã Maria do Sagrado Coração) e a sua superiora Madre Maria de Gonzaga.

A filha de Luís Martins e Zélia Guérin (em outubro de 2015 transformados em Santos pelo Papa Francisco) sentiu muito cedo o chamado de Deus. Em seus escritos ela relembra sua infância vivida tão intensamente com sua família; descobre sua vocação ao amor e aprende a retribuir o amor de Deus através da caridade no seu serviço como carmelita.

Relatos cercados de cores, docilidades e sensibilidades. Quem não for muito sensível e não tiver muita paciência com o estilo da escrita (do século XIX) poderá ignorar o livro. Os feitos de Santa Teresa após a morte, o milagre da rosa, as aparições a soldados na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e outros só aumentam os exemplos da manifestação misteriosa de Deus no mundo. Alguém que em vida não fez aparentemente nada de importante chegou a lista dos Santos e Doutores da Igreja Católica desperta interesse.

Teresinha deixou a lição de amar primeiramente a si mesmo para depois amar o outro, como Jesus disse. É assim que é manifestado o amor de Deus em nós. Não pautar nossas relações em interesses e ir aqueles esquecidos/ignorados/incompreendidos e rezar por eles. “A caridade perfeita é suportar os defeitos dos outros e não se espantar com nossas fraquezas.” Sim, porque não somos super-heróis e somos muito frágeis.

Santa Teresa morreu com apenas 24 anos de idade em 1897. Canonizada em 17/05/1925 pelo Papa Pio XI. Proclamada doutora da Igreja Católica em 19/10/1997. Padroeira dos missionários seu dia é celebrado em 1 de outubro.

Rogai por nós Santa Teresa do Menino Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...