quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SUPERNATURAL (SOBRENATURAL)


       Sobrenatural(Supernatural no original) é um seriado americano de 2005 criado pelo produtor Eric Kripek que conta a história dos irmãos Winchester na luta contra seres sobrenaturais.

Pôster de divulgação da 1 temporada. covershut.com

          Até a 5ª temporada o seriado se resumia na luta final na Terra entre céu (Deus, anjos e arcanjos) e inferno (Lúcifer e seus demônios). Lúcifer planeja pisar na Terra para dominá-la, por isso manda seu filho Azazel (Fredic Lehne) colocar sangue de demônio em crianças recém nascidas para que futuramente a mais forte entre elas seja seu hospedeiro. Em uma noite do ano de 1982, Mary Winchester(Samantha Smih) é queimada viva ao ver um estranho colocar sangue de demônio em seu filho pequeno Sam. John Winchester(Jeffrey Dean Morgan), seu marido, resolve sair numa caçada desesperada à procura de Azazel(Identidade não revelada no começo do seriado). Descobre que seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas e etc existem e precisam ser combatidos. Para enfrentar o demônio, John resolve seguir um estilo de vida incomum passando a sobreviver às custas de identidades e cartões de créditos falsos e portando qualquer tipo de armas.

          Em 2005, numa dessas “caçadas” John não retorna e não dar notícias. Seu filho mais velho Dean Winchester(Jensen Ackles) vai à atrás do irmão caçula Sam Winchester(Jared Padalecki) pedir ajuda para encontrá-lo. Relutante, Sam aceita. Depois de presenciar a morte de sua namorada Jessica(Adrianne Palicki) da mesma forma que sua mãe, Sam decide acompanhar Dean à procura do pai passando juntos a destruir toda e qualquer tipo de criatura sobrenatural. Os irmãos conseguem encontrar John e este descobre a arma capaz de matar para sempre Azazel, a Colt. Infelizmente, Azazel era mais forte e um acidente de trânsito deixa Dean “quase” morto. Para não perder o filho, John faz um pacto com Azazel: sua vida e a Colt pela vida de Dean.



          Sam passa a desenvolver poderes psíquicos e descobre que não é o único a ter esse “dom”. Ele e mais quatro pessoas com poderes especiais foram levados a uma cidade fantasma onde apenas um sairia de lá vivo. Três morreram restando Sam e Jake Talley (Aldis Hodge). Jake mata Sam. Dean se desespera e faz o mesmo pacto que se pai fez, a diferença é que agora ele tem apenas 1 ano de vida. Jake liberta vários demônios do inferno com a ajuda da Colt(que também é uma chave.).

          Dean mata Azazel. Depois disso, resolve aproveitar a vida matando o maior número possível de demônios até a hora de sua morte. Ao mesmo tempo Sam tenta achar formas de evitar que o irmão não vá para o inferno. Suas tentativas foram em vão, Dean acaba sendo levado para o inferno. Para surpresa de todos, ele retorna com a ajuda de Castiel (Misha Collins) um anjo que diz ser enviado por Deus. Ele e outros anjos tem a missão de evitar que Lúcifer venha à Terra. Para isso acontecer seria necessário a quebra dos 66 selos que prendem Lúcifer no inferno. Sam desenvolve seus poderes ao máximo bebendo sangue de demônio e mata o demônio Lilith, o último selo. Lúcifer se liberta e começa o apocalipse.

          Agora que o apocalipse começou, o jeito é matar Lúcifer(Mark Pellegrino). Está predestinado que o arcanjo Miguel terá uma luta mortal contra o anjo rebelado (Lúcifer). Eles precisariam de dois corpos humanos voluntariamente para esta batalha, Sam(Lúcifer) e Dean(Miguel). Os irmãos rejeitam e ficam sabendo que Lúcifer pode ser preso novamente no inferno com a ajuda dos anéis dos quatro cavaleiros do apocalipse (Guerra, Fome, Peste e Morte). Eles conseguem o anel. Sam bola um plano de dizer sim a Lúcifer e tentar vencê-lo numa batalha entre “mentes”. Não dar certo e Sam acaba sendo possuído por Lúcifer. Adam Milligan(Jake Abel), irmão de Dean e Sam se torna o novo hospedeiro de Miguel. Quando iam começar a batalha final, Dean tenta mais uma vez fazer com que o irmão volte à consciência. Com a ajuda de Castiel e Bobby(Jim Beaver) Sam toma controle de seu corpo e se jogo junto com Miguel para o inferno, encerrando tudo.


5ª Temporada. Tuningintoscifitv.com

       Atualmente a séria vai para a 8ª temporada, mas para mim ele acaba na 5ª, já que é nela que o criador Erik Kripke deixa de está à frente do seriado e também, a 5ª temporada é o resumo das quatro anteriores. O que posso dizer sobre esses seriado é que tem muita mentira e o que convence mais é a interpretação dos atores e os conflitos interno e externo dos personagens. Primeiramente, a história começa com sentimento de vingança. John vai atrás do ser responsável por matar sua esposa. Depois durante as cinco temporadas prevalece o amor e o sacrifício pela família e o sentimento de altruísmo.

          John chega a fazer um pacto com o demo para não ver seu filho morto. Em seguida Dean faz o mesmo com Sam. As conseqüências dessas atitudes acabam encadeando mudanças de humores entre os personagens que horas pode ser cômico ou dramático. O altruísmo é outro tema. Os Winchesters não tinham obrigação, mesmo assim resolveram lutar pelos outros mesmo que tenha que abdicar de “uma vida normal”. Essa loucura acaba fazendo os irmãos refletirem em alguns momentos da história sobre suas escolhas.

          As cinco temporadas somam aproximadamente 104 episódios. Os que eu gostei mesmo foram mais ao menos 18, a maioria da 5ª temporada, a mais eletrizante e dramática. Os demais episódios são formados de “Enrrolação” ou por mentiras que não dar pra engolir. Demônios entrando e saindo da boca da pessoa através de uma fumaça preta; Um profeta escrevendo um novo evangelho; Pessoas exorcizando outras sem ter um pingo de oração ou vivência religiosa(critérios mínimos para exorcizar demônios); Rituais que trazem pessoas mortas a “vida”; Sem falar que Lúcifer não virá à Terra se quebrássemos os 66 selos (que nem existem!); Kkkkkkkkkkkk!!!

          Tem que ter certo cuidado na hora de assistir. Levar em conta a faixa etária. Pessoas novas demais acabam acreditando nas balelas contadas no seriado. No mais gente é só curtir a ficção.

Abaixo lista de episódios indispensáveis para o entendimento da séria até a 5ª temporada:
1ª Temporada:
1.01 Piloto
1.09 Volta ao lar
1.20 O sangue do morto
1.21 Salvação
1.22 Armadilha do diabo
2ª Temporada
2.02 Na hora da minha morte
2.15 Exagerado
2.21 Demônios à solta part I
2.22 Demônios à solta part II
3ª Temporada
3.11 Local misterioso
3.16 Enfrentando o capeta
4ª Temporada
4.01 A ressurreição de Lázaro
4.02 Deus, está? Sou eu, Dean Winchester!
4.03 No início
4.18 Monstro no final do livro
4.22 A ascensão de Lúcifer


5ª Temporada
5.01 Simpatia para o diabo
5.02 Fiquem todos com Deus
5.03 Livres para voar
5.07 O curioso caso de Dean Winchester
5.10 Abandonem toda esperança
5.11 Sam, interrompido
5.14 Amores sangrentos
5.15 Os mortos pedem vingança
5.18 Caminho sem volta
5.20 O martelo dos deuses
5.21 Dois minutos para meia-noite
5.22 Canção dos cisnes



Walter Luis de Sousa Santos
Estudante de Biblioteconomia 8º Bloco
http://www.facebook.com/walter.luis.52

2 comentários:

  1. Já estão falando da possível 9º temporada caso a oitava atingir um bom nível de pontos de audiência no States, (E.U.A), A Season 5º (5º temporada) foi uma das melhores ou a melhor; para muitos, mas deixou alguns spoilers a vista, afinal cadê o mini-antichristo pra onde ele foi? e outra quem é o Chuck, na verdade também nunca retornou ao seriado. fora alguns mistérios,...

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Muita coisa sem explicação e sem sentido, mas é comum. Nesse seriado o que importa é só os primeiros e os últimos episódios. Os demais são blá-blá-blá só pra passar o tempo.(tirando a 5ª temporada).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...