quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A MITOLOGIA DO SUPERMAN



“Você vai para longe meu pequeno Kal-el. Porém nunca o abandonaremos. Mesmo depois de nossa morte, a riqueza de nossas vidas será sua. Tudo que aprendi, tudo que tenho, tudo que sinto, tudo isso e mais, eu lhe concedo filho. Você me levará dentro de você todos os dias de sua vida. Tornará minha vida sua. Verá minha vida pelos seus olhos como sua vista será vista pelos meus. O filho se torna o pai e o pai se torna o filho. Isto é tudo que posso enviar com você, Kal-el.”

          Gosto da mitologia dos heróis por mostrar que o altruísmo é o caminho para se chegar à paz. De todos, a do Superman (SuperHomem) é a mais significativa.

          Para ocorrer mudanças a existência de pessoas muito diferentes se torna primordial. Diferentes na maneira de pensar e agir. Essas pessoas têm por características o isolamento. Simplesmente não gostam de quase nada dos prazeres mundanos. Até tentam, mas não conseguem. São mais sensíveis e perceptíveis quanto ao meio que lhes cercam. Quando tomam conta que suas personalidades podem mudar o comportamento das pessoas vem o momento de decisão. Sacrifício. Abandonar as vontades e os sonhos pelos outros. E quando se resolve renegar o Dom e pensar em si, as pessoas amadas são as que mais sofrem e a dor vem em dobro.

          A decisão de lutar pelo outro ganha proporções magníficas. É muito bom saber que tem alguém que se preocupa comigo. Mas não é fácil. É preciso, sim, de pessoas ao redor para apoiar, ajudar e incentivar o altruísmo. Para que assim tudo valha a pena.

          Nos dois primeiros Superman (1978 e 1980) Kal-el é enviado de seu planeta natal  Krypton  para a Terra. RETIRADA. Depois é adotado por Marta e Johnatan Kent que lhe dão o nome terreno de Clark Kent. ACOLHIMENTO. Clark possui poderes que nenhum outro humano tem e teme que se um dia mostrar suas habilidades, as pessoas não o entenderiam e o taxariam de aberração. INCOMPREENSÃO. Por isso procurava não se expor muito. DECISÃO. No entanto, o AMOR incondicional dos Kent o fazia perseverar e amadurecer. Depois da morte de Johnatan, o fez ter certeza: o motivo de está na Terra era para realizar façanhas grandiosas. MISSÃO. Decidiu ir atrás de respostas e descobriu com seu pai biológico Jol-el...


“Apesar de ser criado como um ser humano você não é um deles, você possui muitos poderes[...] Viva como um deles Kal-el para saber onde seus poderes e forças estão escondidos, mas mantenha sempre no coração o orgulho de sua herança especial. Os habitantes da Terra podem ser um grande povo, eles querem ser! Falta apenas a luz para lhes mostrar o caminho. Por isso motivo, acima de tudo a capacidade de serem bons eu enviei para eles você, meu único filho.”  REVELAÇÃO.

          Clark decidiu aceitar sua missão e lutar por aquilo que acredita. Descobre que tem pessoas injustas, individualistas e egoístas que querem tudo pra si e são capazes de machucar os outro para vencer. Houve momentos de angústia e reflexão. Se a escolha feita foi a correta e muitas dúvidas surgiram. POR QUE AJUDAR ALGUÉM SE NINGUÉM ME AJUDA? Opta por uma mudança radical: Renegar o talento para viver com seu grande amor. Mas o Mundo é cruel e lhe fez repensar. SERÁ CERTO QUE TODOS SOFRAM PARA QUE SOMENTE EU SEJA FELIZ? E SE EU FOR O ÚNICO COM CAPACIDADE DE MUDAR AS COISAS? Mais uma escolha é feita. AMADURECIMENTO.



          Em Smallville (as aventuras do Super Boy), seriado exibido de 2001 a 2010 podemos conferir bem detalhadamente o crescimento e a vida de Clark Kent/Kal-el. Aprendeu que o AMOR e a AMIZADE vencem e é necessário ESFORÇO e SACRIFÍCIO para conseguir o quer.
          Não sei como termina, mais sei que é recompensador. Salvar alguém pode ser a certeza que vai ter alguém torcendo pela gente.

SUPERMAN (1978) De Richard Donner Com Marlon Brando, Christophe Reeve, Margot Kidder e Gene Hackamn. (EUA/ING, 2h22min).

SUPERMAN 2 (1980) De Richard Donner/Richard Lester Com Christophe Reeve, Margot Kidder, Gene Hackamn e Terence Stamp. (EUA/ING, 2h07min).

SMALLVILLE (2001-2010; 10 Temporadas) De Alfred Gough e Miles Miller Com Tom Welling, Kristian Krik, Michael Rosenbaum, Allison Mack e Erica Durance. (EUA 43min cada Episódio).


 Walter Luis de Sousa Santos
Estudante de Biblioteconomia 8º Bloco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...