terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CARÊNCIA AFETIVA


A medida que o tempo passa percebe-se o quanto é dolorido estar apegado a alguém. Se quer atenção sem pedir de forma direta. Se quer compartilhar para não ficar nada dentro de si. Se dar querendo receber. Se cansa de esperar. Se cansa pela atenção não correspondida. De entender e não gostar. O corpo responde com sinais.

Querer dividir a vida com outra pessoa é normal. Só que a necessidade exagerada de atenção pode despertar a vontade de mascarar sentimentos e emoções. Às vezes erra-se a forma de expressa-los. Fala-se e mostra-se o que não se deve. Cria-se uma imagem errada do outro e de si mesmo. 

Sempre existirá uma falta e uma necessidade. Mas precisa-se de ordem. Difícil se valorizar, planejar e ter foco se passa o dia a ver “status” e publicações da vida do outro. Num mundo violento, perigoso e pervertido precisa-se ser criterioso. Uma pessoa pode sim afetar negativamente a vida da outra. Deixando-a escrava, desanimada, desmotivada e submissa. 

Se a cultura impõe um pressão e uma pressa em ter alguém tem que escolher e conviver com pessoas que pensam o oposto. Que querem ser felizes sem se destruírem e sem se enganarem. Necessário mudar a mentalidade, os pensamentos, os valores, os conceitos, as companhias, a visão de mundo. Deixar o pessimismo. 

sábado, 25 de novembro de 2017

LIGA DA JUSTIÇA (JUSTICE LEAGUE, 2017)



        Liga da justiça apresenta semelhança com os Vingadores (Avengers, 2012). Um grupo de super heróis formado por humanos e deuses se unem forçadamente para vencer uma ameaça alienígena que quer (adivinhem) destruir e conquistar.

          O filme abandonou o tom sombrio do anterior Batman v.s Superman, 2016. Vemos as particularidades e dores de cada personagem. Apesar das 2h de duração, a história passa rápido. Em parte pela expectativa da “ressurreição” do superman. É ele (assim como homem de ferro para os vingadores ) o principal personagem da liga. Faz do filme ser bom apesar de alguns erros bem óbvios no roteiro.

          O enredo embarca em aspirações e medos humanos:

·    É um sonho desenvolver tecnologia que possa trazer de volta vidas;
·    Sempre achamos que ameaças estão fora da Terra. Esteja em outros planetas ou em realidades alternativas de espaço-tempo. Mas a verdadeira ameaça está aqui. Com nossa inteligência e tecnologia criamos meios para superar qualquer obstáculo. Não seria exagero em apontar Bruce Wayne/Batman, o mais perigoso de todos. Teve a ideia da liga; quase mata o superman; foi o primeiro a querer a sua volta; pode ir e comprar o que quiser etc. “Qual sua habilidade?” indaga Flash. Ele responde: “Sou rico”. Não só isso! Ele não tem muita força, mas sabe como usar a capacidade e os recursos que tem.


De Zack Snyder, Com Bem Affleck, Gal Gadot, Henry Cavill, Jason Momoa,Ezra Miller e Ray Fisher. EUA, 2017, 2h.

domingo, 5 de novembro de 2017

OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM



Você perdoaria alguém que tirasse a vida de seu filho(a)?

Desejaria que essa pessoa morresse?

Ficaria aliviado(a)?

...

Provavelmente, não.

          Um homem mata um rapaz e estupra sua namorada (ela foi morta por um segundo). Suas tentativas de receber a prisão perpétua não dão certo e acaba sendo condenado à pena de morte através da injeção letal. Pede direcionamento espiritual a uma freira até o dia da execução. A missão da irmã Helen Prejean é fazê-lo reconhecer que cometeu o crime e se arrepender. Sua atitude de “estar ao lado” do assassino a coloca contra os pais das vítimas e daqueles que são a favor da execução. Como ela vai fazer isso e os efeitos dessa decisão é narrado em Os Últimos Passos de um Homem (Dead Man Walking no original).

         Dirigido por Tim Robbins vemos no filme o ódio devastando os corações após uma perda brutal, a mudança que o outro pode provocar e a força libertadora do arrependimento.

          Diante da morte iminente, Matthew Poncelet (Sean Pean) tem duas escolhas: ou sair dessa vida com ódio ou tirá-lo do coração. Em seus últimos passos realiza o que nunca fez na vida: “Nunca amei ninguém de verdade[...] Eu precisava morrer para encontrar o amor.” A relação de amizade com a irmã Helen Prejean (Sussan Sarandon) contribuiu muito fazendo-o perceber o quanto os valores corretos podem desfazer ensinamentos errados e preconceituosos.

          É de se parar para refletir a importância de uma espiritualidade movida pela fé nas horas de grande dor. “Há espaços de aflição que só Deus pode tocar” fala Helen. O pai do rapaz assassinado busca na oração a fé que precisa para continuar a vida.

      A pena de morte existe em alguns lugares. Sua aceitação em outros levanta questionamentos, afinal leis penais existem, mas se você tiver dinheiro e um bom advogado... (no filme, um dos assassinos recebe a prisão perpétua, e não a pena de morte, porque tinha dinheiro). Não dar para tirar a dignidade daqueles que se arrependem do crime que cometeram. Por mais difícil que seja!

          “Matar não é o certo. Não importa quem o faça.” finaliza Matthew às lágrimas. A injeção letal mata a pessoa lentamente com três doses. A primeira é uma anestesia; a segunda implode o pulmão e a última o coração. Assistir a morte de alguém não é nada agradável. Não há alívio e nem paz.

EUA, 1995, 2h02min. Baseado do livro homônimo da Freira Helen Prejean. Susan Sarandon ganhou o oscar de melhor atriz pelo desempenho no filme.





sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ATÉ QUANDO VALE LUTAR PELOS SONHOS?



     Chega uma fase da vida que precisamos ter conquistas significativas para continuar tendo vontade de viver. Uma casa, carro, filhos, bom emprego, amigos fiéis, dinheiro, alguém... sei lá. Seguimos essa lógica.

       Mas a vida é ilógica! Ela não segue roteiros e não obedece a vontades humanas. Não está ao nosso controle. Estamos numa rota de colisões e circunstâncias envolvidos em situações inesperadas. “Nunca saberemos aquilo que nos espera.” A qualquer momento pode ser o início ou o fim de algo.

       O que deveria ser empolgante e estimulante foi transformado em medo e ansiedade. Ficamos aflitos com o inesperado e frustrados com aquilo que não está ao nosso controle. Queremos a todo custo a segurança da felicidade. Elaboramos um roteiro para a vida e desejamos intensamente que ele se realize. Se o roteiro não é seguido, então são “mãos na cabeça” e “E agora? O que faço?”

      Não se ensina a viver. Não se ensina a confiar. Não se ensina a acreditar. Não se ensina a aceitar. Não se ensina que tudo tem um preço. Se ensina a ser dependente de planos, ideias e promessas. Tudo deve ser como na minha cabeça. Mas não é bem assim, não é?

       Sempre temos alguma história triste a contar. Traições, desapontamentos, cansaços, falta de esperança, fracassos. Cria-se uma pressão em ser feliz e exterminar urgentemente aquilo que atrapalha. Mas se sofremos por conquistas tão distantes, não deveríamos parar para pensar? “O que estou fazendo da minha vida? Toda essa preocupação e cobranças exageradas são necessárias?”


        Talvez o caminho para a felicidade seja um, mas é preciso seguir algumas estradas até chegar a esse caminho. Essas estradas mudam demais! Precisamos mudar! Mudar a direção da vida! Mudar os pensamentos! Mudar as atitudes! Fazer da desgraça, Graça! Talvez consigamos almejar alguns itens daquela lista escrita lá em cima. Mas é preciso ter a capacidade de se reinventar e suportar demoras e sofrimentos. Onde tem que ter uma crença bem forte, verdadeira e pura. Que nos façam continuar em pé. Quem sabe assim, acertemos o caminho da “Tal da dona felicidade”.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ANJOS




1 - O QUE SÃO OS ANJOS?

Os anjos são seres espirituais não-corporais dotados de inteligência e vontade. São reais, não abstrações.

2 - QUAL A FUNÇÃO DELES?

São os mensageiros de Deus aos homens. Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e intercessão. Mt18,10; Lc16,22; Tb12,12.

3 - PODE-SE PROVAR A EXISTÊNCIA DELES?

É uma verdade de Fé. Não se pode provar experimentalmente ou racionalmente suas existências, mas a Revelação (a bíblia os cita 300vezes!) atesta essa realidade.

4 - QUEM É O CENTRO? JESUS OU OS ANJOS?

Cristo é o centro do mundo angélico(Cl 1,16). Os anjos possuíam tarefas que auxiliavam a missão de Jesus. Lc1,11-26; Mt1,20-21; Lc2, 9-15; Mt2,13.

5 - QUAL A ORDEM DOS ANJOS?

São Tomas de Aquino falou deles em sua Suma Teológica. São 9 coros dividido em 3 hierarquias:

A primeira forma-se com aqueles que tem um íntimo contato com Deus:

                                         Querubins;  Gn 3, 24
                                         Serafins; Is 6, 1-2
                                         Tronos; Cl 1, 16
               A segunda:

                                        Dominações; Ef 1, 20-21
                                        Potestades; Ef 1, 20-21
                                        Virtude; Ef 1, 20-21
               E a terceira:

                                       Principado; Cl 1, 16
                                       Anjos;
                                       Arcanjos.

6 - QUAIS OS ARCANJOS MAIS CONHECIDOS?

São Miguel (Que significa “Quem como Deus”). Dn10, 13-20; Ap12,7.
São Gabriel (Que quer dizer “Poder de Deus”) Lc1, 19-26.
São Rafael (“Deus cura”) Tb 12, 15-20.

7 - HÁ ANJOS MAUS?

No Concílio Lateranense IV (1215) ensina que o diabo, ou satanás e os outros demônios “foram criados bons por Deus, mas tornaram-se maus por sua própria vontade”. Rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino.

Os padres da Igreja e teólogos afirmam que ouve “cegueira” por parte de alguns anjos da luz pela super valorização do próprio ser, até o ponto de velar a própria supremacia de Deus. (Catequeses do Papa João Paulo II. 2 Criador dos anjos, seres livres; parágrafo 5).

Os espíritos puros têm um conhecimento de Deus mais perfeito que do homem, porque com o poder do seu intelecto veem inteiramente a grandeza do Ser infinito, da Verdade, do sumo Bem. (Catequeses do Papa João Paulo II. 2 Criador dos anjos, seres livres; parágrafo 3).

8 - QUAL A HABILIDADE DE SATANÁS NO MUNDO?

Consiste em induzir os homens a negarem a sua existência, em nome do racionalismo e de cada um dos outros sistemas de pensamento que procuram todas as escapatórias para não admitir a obra dele. Isto não significa, porém, a eliminação da vontade livre e da responsabilidade do homem e nem se quer a frustração da ação salvífica de Cristo. p. 116. (Catequeses do Papa João Paulo II. 5. A queda dos anjos rebeldes; parágrafo 9).

9 - SATANÁS É INVENCÍVEL?

Satanás é apenas uma criatura. Mesmo operando no mundo e no homem (causando danos de natureza espiritual, física ou na sociedade) sua derrota é certa. Sua ação é permitida misteriosamente pela Divina Providência onde concorre para o bem (Rm 8,28).

Fontes:

AQUINO, Prof. Felipe. Os anjos. 6 ed. Lorena: Cléofas, 2010. 160p.
As sete catequeses do Papa João Paulo II sobre os anjos.

Catecismo da Igreja Católica. Edição típica Vaticana. CIC 328-336 e 391-395.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

NÃO ESTOU INTERESSADA EM VOCÊ



Antes que você se engane
Quero deixar bem claro
Que não estou interessada em você

Não quero abraça-lo, nem beijá-lo
Nem andar de mãos dadas para todos verem
Sinto muito se isso vai doer
Já que não estou interessada em você

Não é você
Prefiro ser sincera em vez de mentirosa
Não sei explicar, nosso santo não bateu, não senti a flechada...
Mas não sinto a mesma coisa por você

Você até que é legal, engraçado e tal
Educado, inteligente e um bom ouvinte
Mas apesar de tudo isso, não sinto o mesmo

Tomara que encontre alguém


domingo, 6 de agosto de 2017

“EIS O MISTÉRIO DA FÉ” (LITURGIA EUCARÍSTICA)



CECHINATO, Pe. Luiz. A missa parte por parte. 47 ed. Editora vozes: Petrópolis – RJ, 2015. 142p.

          A eucaristia é o ápice da missa. É o “mistério da fé”. Pão e vinho transformados no corpo e sangue redentor de Jesus. Entende-se isso através da Fé. Nem todas as palavras serão capazes de explicar esse acontecimento tão real em nossas vidas.

LITURGIA EUCARÍSTICA

A eucaristia reúne duas coisas: como sacramento renova a Ceia Pascal e como sacrifício renova o ato redentor de Cristo na cruz. Não um sacrifício de morte, mas um sacrifício de louvor.

OFERTÓRIO

O dinheiro serve para manutenção e conservação da casa de Deus. Deve ser dado de coração e de forma generosa, como o Senhor pediu 2Cor 9, 7.

EUCARISTIA

Quer dizer: “Ação de Graça”. É a mesma, mas a fé depende da pessoa. Quem não procura saber o significado da missa acaba achando-a vazia, chata e sem graça.

PAI NOSSO

É um modelo de vida. Queremos seguir os passos do mestre.

ORAÇÃO DA PAZ

Só quando estamos libertos do mal é que podemos dar a paz. É dom de Deus. Dou a paz a meu irmão se estiver em comunhão com Deus.

COMUNHÃO

Comungar é receber Jesus onde meditamos a misteriosa presença real em nossa vida.
Para comungar precisa-se estar em Estado de Graça (sem pecados graves ou mortais). É o alimento que fortalece os pecadores na sua caminhada em busca da libertação de todo mal. Dissipa o ódio, a mágoa, a vingança e a revolta.

RITOS FINAIS


Após receber a benção do Padre, somos enviados a anunciar Jesus em nosso dia-a-dia.

terça-feira, 25 de julho de 2017

RITOS INICIAIS E A LITURGIA DA PALAVRA



CECHINATO, Pe. Luiz. A missa parte por parte. 47 ed. Editora vozes: Petrópolis – RJ, 2015. 142p.

O QUE ACONTECE NOS RITOS INICIAIS?

Chegar cedo: Toda missa é uma oração a Jesus, por isso precisa-se chegar cedo para entrar em clima de oração. Não chegar atrasado!

Fazer o sinal da cruz no início da missa significa colocar nossas vidas na proteção da Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo).

Ato penitencial: Momento em que confessamos e reconhecemos nossos pecados (e não o pecado dos outros!) diante de Deus. O arrependimento deve ser sincero. É bom lembrar que a absolvição dada pelo celebrante não é sacramental. Em pecados graves e mortais deve-se buscar a confissão.

O “glória” é um hino de louvor à Santíssima Trindade em agradecimento pelo perdão concedido. (Não se canta na quaresma e no advento).

Oração Coleta: Reunião de todas as orações da assembleia numa só oração. O celebrante levanta as mãos oferecendo a Deus as intenções dos fiéis, proferindo a oração oficial da Igreja.

O QUE ACONTECE NA LITURGIA DA PALAVRA?

Momento em que Deus nos fala de modo íntimo. Devemos ouvir as leituras com Fé, pois ela vem da Palavra de Deus.

Primeira leitura: Geralmente é um livro do antigo testamento. Apesar de difícil compreensão e contradições de comportamentos de homens que deveriam ser santos, precisamos conhecer a história da Salvação e as promessas cumpridas pelo Messias.

Salmo responsorial: Podendo ser recitado ou cantado, momento em que o salmista ajuda a assembleia a rezar e meditar a palavra recém lida.

Segunda leitura: Nas missas dominicais ou festivas há três leituras. Na segunda leitura, tirada do Novo Testamento ouvimos as cartas ou epístolas dos apóstolos. Nelas contém a doutrina cristã e orientações práticas para vida em comunidade. São direcionados a alguém ou a uma comunidade ou a toda Igreja. São 21 cartas. 13 escritas por São Paulo e seus seguidores, uma aos Hebreus (autoria desconhecida) e 7
 dos apóstolos.

Os atos dos apóstolos escrito por São Lucas, mostra a experiência da Igreja primitiva; a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos; a formação da Igreja. Aponta os 4 pontos fundamentais da vida da Igreja:

1 – Querigma. O anúncio do evangelho convidando a conversão.
2 – Catequese/educação permanente na fé.
3 – Vida comunitária.
4 – A missão apostólica. Destaque para a ação de Pedro e Paulo.

Apocalipse que em grego significa “revelação” é um livro profético escrito pelo apóstolo João no ano 100 na ilha de Patmos. Convida os cristãos a estarem preparados ao retorno de Jesus. Ao mesmo tempo os exorta a permanecerem fiéis a Jesus em meio as provações.

EVANGELHO E HOMILIA

Os evangelhos são a narração das palavras e atos de Jesus Cristo. São 4. Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros abordam o mesmo fato com muito ou pouco detalhe. Por isso são chamados de sinóticos. O último aborda mais o lado divino de Cristo. Somente João e Mateus faziam parte dos 12.
A homilia é a explicação do texto bíblico. O presidente da celebração fala que Jesus quer transmitir hoje.

CREIO EM DEUS PAI...

Após a homilia os fieis fazem a Profissão de Fé. Fé, base da religião, fundamento do amor e da esperança cristã. Crer em Deus e ter confiança Nele. Existem dois textos do “Creio”. O primeiro (o símbolo apostólico), mais curto é pronunciado nas missas. O segundo (niceno-constantinopolitano), mais extenso, acontece em algumas missas quando se fala de Jesus Messias. Recebeu este nome porque foi definido nos concílios de Nicéia(325) e Constantinopla(381). Esses concílios combateram as heresias que negavam a divindade de Jesus e o Espírito Santo, respectivamente.

ORAÇÃO DOS FIÉIS
Reza-se pela necessidade da comunidade local, da Igreja, dos poderes públicos e pelo mundo. Reza-se em pé, pois era assim que os primeiros cristãos faziam.


CONTINUA...

domingo, 23 de julho de 2017

O MISTÉRIO DA SANTA MISSA



CECHINATO, Pe. Luiz. A missa parte por parte. 47 ed. Editora vozes: Petrópolis – RJ, 2015. 142p.

            Dar para explicar um mistério? Difícil, mas vamos tentar.

A Igreja é a casa de Deus, onde nos reunimos para rezar.

A missa se trata de um rito católico onde relembramos o mistério da vida, morte, paixão e ressurreição de Jesus Cristo. É a mesma para todos, mas a maneira de cada um participar difere. Devemos ir não atrás de homilias inspiradoras, belos cantos ou verificar o comportamento dos outros. Temos que participar com Fé e alegria, bendizendo e louvando a Deus.

A MISSA DIVIDE-SE EM QUANTAS PARTES?

Ninguém ama o que não conhece. Para aproveitar cada parte da celebração precisa-se saber o significado de cada parte:

  • Ritos iniciais: os cânticos de entrada, louvor, ato penitencial.
  • Liturgia da palavra: as leituras, salmo responsorial, homilia.
  • Liturgia eucarística: oferendas, consagração do pão e vinho, pai-nosso, saudação da paz, distribuição da comunhão.
  • Ritos finais: comunicações e benção final.

REZAMOS COM O CORPO E CADA GESTO TEM UM SIGNIFICADO:

Sentados: maneira cômoda de se ouvir, sem pressa de sair.
De pé: posição de quem escuta com atenção, respeito e consideração.
De joelhos: Adoração a Deus.
Genuflexão: Adoração a Jesus na Eucaristia.
Mãos levantadas: súplica e entrega a Deus.
Mãos juntas: recolhimento interior. Busca de Deus.
Silêncio: meditação. “Deus fala no silêncio do coração.”

LITURGIA

            Culto oficial da Igreja que assume oficialmente as palavras e gestos de Jesus, bem como os sentimentos do povo de Deus, tornando presente a obra da Salvação.

CANTO LITÚRGICO

            Serve para nos ajudar a rezar. Cada canto deve estar em sintonia com o momento litúrgico a fim de que não se cante “na missa”, mas “a missa”. A equipe de liturgia deve ajudar a assembleia a cantar. Recomenda-se usar cantos religiosos populares e não exagerar em “lançamentos”.

PARA QUE SERVE O PADRE?

Segundo o Concílio Vaticano II, o padre age em lugar da pessoa de Jesus. Como sacerdote, administra os sacramentos, preside a missa e cuida da santificação da comunidade. Como profeta, anuncia o Reino de Deus e denúncia as injustiças. Como presbítero governa e administra a igreja.
Suas vestes são: túnica, estola, casula, amito e cíngulo.

ALTAR

O altar representa a mesa da Ceia do Senhor.

PRINCIPAIS OBJETOS UTILIZADOS

Âmbula: onde se coloca as hóstias.
Cálice: taça onde fica o vinho.
Galhetas: se põe a água e o vinho.
Corporal: toalha quadrada onde se põe sobre ela a âmbula e o cálice.
Missal: onde tem o rito da missa.
Duas velas: símbolo da fé, “luz para o mundo”.

CONTINUA...

terça-feira, 11 de julho de 2017

O DESAFIO DA CASTIDADE



          Como acreditar na castidade hoje em dia? Não há incentivos. O mundo não é cristão. Sexo está quase virando o ar que respiramos. Os modelos de vida são mulheres que expõe seus corpos e homens que apenas querem uma coisa (Advinha o quê?). Sexo deveria ser a última coisa. Primeiramente deveria vir a amizade, a presença, a atenção, a preocupação e o companheirismo. Ambos querendo a mesma coisa para construir a vida um do outro. Só que não!

            Numa época em que tudo é um tédio e vivemos fechados em nossos mundos, o que mais queremos é escapar. Sentir algo de bom. Agora tenhamos cuidado! Jogar pelo ralo toda nossa capacidade e resumi-la num ato rápido e passageiro é querer brincar com a própria vida. Quem se importaria com alguém que só serve para transar? E se ela morresse ou ficasse doente? Quem a visitaria? Quem importa com quem estou? Só é mais um ou mais uma. Que diferença faz? Se não quiser é só acabar. Nem teve significado mesmo.


            Ir na contra mão do mundo é arriscado e perigoso. Seremos bombardeados a todos os lados, mas para Deus nada é impossível.  Estamos diante de escolhas. Se quero desperdiçar meu tempo num prazer venéreo sem compromisso não preciso assistir vídeos em sites adultos. Basta sentar na praça de alimentação dos shoppings. Ao tempo que aprecio as “paisagens” vou matando meu lado espiritual. E este é o lado mais precioso. O que o outro é para mim? Um ser humano com dignidade ou uma coisa?

sábado, 1 de julho de 2017



        Jesus sempre vai requerer a Fé. Confiança e abandono pelo qual o homem desiste de contar com seus próprios pensamentos e com suas forças, para entregar-se à palavra e ao poder daquele em quem crê. Jesus exige-a  sobretudo por ocasião dos seus milagres, que são menos atos de misericórdia do que sinais da sua missão  e do Reino. Assim Ele não pode realizá-los quando não encontra a fé que lhes pode dar o verdadeiro sentido.

Exigindo um sacrifício de espírito e de todo o ser, a fé é difícil gesto de humildade que muitos se recusam a fazer ou fazem pela metade.

            Os próprios discípulos demoraram a crê, mesmo depois da ressurreição. Até a fé mais sincera do seu chefe, a “rocha”, será abalada pelo escândalo da paixão, mas triunfará dele. A fé, quando forte, opera maravilhas, alcança tudo, particularmente a remissão dos pecados e a salvação da qual é a condição indispensável.

            Será que nesse curto tempo de vida que temos, seremos capazes de professar essa Fé que Jesus quer?

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 9ª reimpressão. Editora Paulus, 2013. (Nota de rodapé da página 1716, coluna da direita, letra C).


terça-feira, 27 de junho de 2017

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (STRANGER THAN FICTION)



        O corretor da Receita Federal, Harold Crick (Will Ferrell) passa a ouvir uma voz feminina narrando todas as suas ações até se desesperar ao saber que está prestes a morrer. Aconselhado por uma psiquiatra pede ajuda a um professor de literatura (Dustin Hoffman) na tentativa de saber quem é a dona da voz. Descobre que é personagem de uma autora (Emma Thompson) que tem o costume de matar seus protagonistas em seus livros. Nesse embrolho acaba se apaixonado por uma cozinheira (Maggie Gyllenhaal).

          Harold controla seu tempo. Faz tudo do mesmo jeito e padronizado. Algo vai mudar sua rotina para sempre. Diante de um final imutável é tomado por um sentimento de entrega ao olhar para sua vida mal vivida e insossa. Mas é surpreendido por algo muito bom que traz muita felicidade a sua vida. Harold deixa de fazer as coisas de modo mecânico e percebe que pode ser o autor de parte da própria história.

          Ironia. Passamos a viver a vida com mais vontade na morte iminente. Sabendo do fim buscamos realizar nossas maiores vontades.

De Marc Forster, EUA, 2006, 1h53min.

domingo, 18 de junho de 2017

FOGO QUE INFLAMA NOSSOS CORAÇÕES



A beleza pode ser ofuscada pela tristeza da alma
A grande integridade pela divisão do coração
A vontade pelas inúmeras derrotas
Os erros sem o arrependimento, sem a contrição

Tantas pessoas com suas tragédias pessoais
Carregam a dor no peito pela espera, a inercia
Ansiosos pela mudança, por novidades
Buscando formas de derrubar as dificuldades e curar as feridas
Que tanto machucam
Que tanto as deixa paralisadas
Meio que mortas vivas

Transforma os sorrisos amarelos, a frieza e a vergonha
A morbidez, o comodismo que impede de irmos além
Dissipa todos os medos, dúvidas, confusões e desconfianças
Nos levante quando estivermos no chão mais de uma vez
Devolve a vida
Aumente as chances

Como aconteceu com Maria e os apóstolos no cenáculo
Envia teu fogo que inflama nossos corações
Para sermos novas pessoas

Levante quem estava no chão
Devolve as forças, o ânimo, o vigor e a disposição

Espírito Santo

quarta-feira, 7 de junho de 2017

TECENDO O FIO DE OURO: CAMINHO ORDO AMORIS



LEMOS, Silvia Maria Lima; NOGUEIRA, Maria Emmir Oquendo. Tecendo o fio de ouro: caminho ordo amoris. 11ª ed. Edições Shalom: Aquiraz-CE, 2009. 595p.

            No caminho de cura interior tende-se a centralizar muito em si mesmo. Acha-se que tudo depende da própria força, com racionalismos e teorias. Importante sim, só que precisa-se de mais! O livro convida a levar a vida na Fé em Jesus Cristo. Através da oração pessoal, sacramentos, escritos de santos, papas, padres e o auxílio do Espírito Santo torna-se possível equilibrar a vida e ajuda:

  • A dar sentido as feridas do passado;
  • Lembrar que Deus nos amou primeiro;
  • Lembrar que fomos amados pelos pais;
  • A si perdoar e a perdoar o próximo;
  • Definir melhor a própria identidade;
  • Construir um PVP (Projeto de Vida Pessoal), roteiro que ajuda a definir o estado atual, como quer estar e o que fazer para isso;
  • Se conhecer;
  • Amar a Deus, se amar e amar o próximo.

            Sem a experiência com Deus. Sem a disposição de fazer Sua vontade. Sem a oração pessoal, o livro torna-se apenas um auto ajuda. A Fé deve vir em primeiro lugar, agora, hoje e sempre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...