É um livro de crescimento espiritual, pois nos alerta a necessidade de desapegar-se do Mundo e olhar para as “coisas do alto”, ao tempo que nos leva a conhecer de nosso “fundo mal”. Nas páginas finais temos a descrição das práticas.
O que mais me chamou atenção no livro foi a descrição que o autor fez entre as falsas e verdadeiras devoções. O objetivo é apontar a maneira correta de se venerar aquela que foi a Mãe de Deus:
OS FALSOS DEVOTOS
“Evitemos, pertencer aos devotos Críticos, que não acreditam nada e criticam tudo; dos Escrupulosos que acham que honrando mais Maria não estão adorando a Jesus; aos Exteriores em que sua devoção consiste em práticas externas; aos Presunçosos com sua falsa devoção à Santíssima Virgem enquanto apodrecem por dentro com seus pecados; aos Inconstantes que variam suas práticas de devoção ou as deixam completamente à menor tentação; dos Hipócritas que entram em confrarias e usam insígnias da Virgem a fim de se passar por bons e os Interesseiros que só recorrem à Santíssima Virgem para ser livres dos males do corpo ou obter bens temporais. ” pg. 79.
OS VERDADEIROS DEVOTOS
1 – Interior: De alma e coração;
2 – Terna:
Cheio de confiança na Virgem. A alma implora o auxílio da Santíssima a toda
hora.
3 – Santa: Evita o pecado e leva a imitar as virtudes de Maria.
Inclui as 10 Virtudes de Maria que são: Humildade, Fé viva, Obediência cega;
Contínua oração, Mortificação universal, Pureza divina, Ardente caridade,
Paciência heroica, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
4 – Constante: Não larga a devoção fácil. Lutam contra as modas do
mundo; as paixões da carne; o demônio e suas tentações. Não se perturba, pois o
que o mantém é a Fé viva em Cristo e Maria.
5 – Desinteressado: Não buscar a si mesmo, mas a Deus. Não para
obter lucro e sim por servir com amor.
“Porei ódio entre ti e a Mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” Gênesis 3,15.
“O calcanhar é a parte mais humilhada do corpo por estar à baixo de todos os membros, mas ao mesmo tempo é a parte que sustenta todo o corpo. Ela esmagará a cabeça da serpente e nos ensinará a rejeitar as obras do maligno e a fazer a vontade de Deus.” Pe. Rodrigo Maria
Aprendamos com Maria. Ouvindo muito e falando pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário